Quem sou eu

Minha foto
Eu sou Guarda Civil Metropolitana do Estado de São Paulo Capital a 17 anos ,GCM 1º classe , formado em Administração de Empresas com ,Ênfase em Analise de Sistemas . Criei este blog com a finalidade de poder passar o máximo de informações pertinentes a nossa categoria e também aos simpatizantes . Conto com o apoio de todos que por ventura acessarem este blog no sentido de fazerem comentários e de fornecerem novas informações,e-mail(eliassilva2@gmail.com)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Vacinação contra gripe A começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) — gripe A. Inicialmente serão vacinados os profissionais de saúde e indígenas que vivem em aldeias. Segundo o Ministério da Saúde, esses dois grupos somam cerca de 2,5 milhões de pessoas, dos quais 80% devem ser vacinados até 19 de março.

A próxima etapa terá início em 22 de março, quando começam a ser vacinadas as grávidas, os portadores de doenças crônicas e crianças de 6 meses a 2 anos de idade. A imunização desses grupos vai até 2 de abril.

De 5 a 23 de abril será a vez dos adultos saudáveis de 20 a 29 anos. De 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas de 30 a 39 anos que não têm problemas de saúde. Esses dois últimos grupos não estão incluídos na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a vacinação como necessária apenas para profissionais de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Mas o Ministério da Saúde resolveu estender a imunização a adultos e bebês após consultas à comunidade científica e a entidades de classe.

Os locais e horários de vacinação serão definidos pelas autoridades de saúde estaduais e municipais, que também são responsáveis por fazer as doses de vacina chegarem até as populações de locais mais afastados. A expectativa do Ministério é que sejam vacinadas ao todo 91 milhões de pessoas. A campanha é a maior já feita no Brasil.

Confira o calendário de vacinação:

Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos - 22 de março a 2 de abril Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
Adultos de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio

Dúvidas sobre as faixas etárias definidas para a vacinação:

As pessoas das faixas etárias dos dois anos aos 19 anos e dos 40 aos 60 anos e acima dos 60 anos poderão ser vacinadas gratuitamente se portarem doenças crônicas. Se não for o caso, elas não se enquadram nos grupos de risco da doença, conforme definição do Ministério da Saúde.

Os grupos prioritários que receberão a vacina gratuitamente foram aqueles que tiveram o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, Estados, municípios e entidades de classe. Os critérios para definição dos públicos prioritários levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte.

As pessoas que não integram os grupos de risco definidos pelas autoridades de saúde poderão recorrer à rede privada para se vacinar. As clínicas médicas e hospitais particulares, porém, ainda não têm as doses. Isso só deve ocorrer no fim do mês ou início de abril. O custo deve variar de R$ 50 a R$ 70.


AGÊNCIA BRASIL E ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário