O Instituto de Engenharia de São Paulo promoveu dia 11 de dezembro uma cerimônia de entrega do prêmio anual aos Melhores Trabalhos Técnicos de 2009. Nesta data, a SPTrans (São Paulo Transportes) foi homenageada e recebeu o prêmio de Distinção pelo trabalho "Monotrilho Jardim Ângela/Santo Amaro".
Na oportunidade os técnicos da empresa fizeram uma apresentação do projeto que introduz o novo sistema de média capacidade de transporte coletivo em São Paulo. Ao fim de cada ano, o Instituto de Engenharia avalia diversos trabalhos técnicos e seleciona os de maior relevância sob os aspectos de concepção, inovação e impacto da obra.
"O Monotrilho da Zona Sul foi escolhido por ser um projeto bem fundamentado com uma abordagem nova da organização e solução de problemas de mobilidade urbana", explica o vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto, engenheiro Marcelo Rozemberg.
O Monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Um monotrilho pode usar trens de quatro, seis ou oito vagões, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos que os do Metrô, e atingem velocidade de até 80 km/h. É o único modelo de transporte no qual a via possui largura inferior a do veículo, o que além de exigir menos desapropriações contribui para sua melhor inserção na cidade. O Monotrilho é movido à energia elétrica e não polui o ar. Em caso de problemas na rede elétrica, seus dispositivos de segurança permitem levar os passageiros até a estação mais próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário